quinta-feira, 25 de abril de 2013

Acervo


 O Museu de Biodiversidade do Cerrado contempla um acervo composto por animais taxidermizados e esqueletos dos mais diversos grupos existentes, ninhos de aves e insetos, peles de diversas espécies de répteis, além de materiais didáticos e recursos tecnológicos.






Museu de Biodiversidade do Cerrado




História

Nasceu da iniciativa de pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia que desejaram expor os animais e plantas do Bioma Cerrado para a sociedade. É o único equipamento científico-cultural dessa natureza no Brasil e no mundo, pois está voltado à popularização do conhecimento acumulado sobre temas do Cerrado.

O Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) mantém coleções zoológicas científicas, didáticas e expositivas.

As coleções científicas são resultados das pesquisas dos docentes do INBIO que atuam na área de Zoologia, e incluem coleções entomológicas, peixes, anfíbios e répteis.

As coleções didáticas e expositivas estão centradas no Parque Siquierolli, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, e servem de apoio para as aulas práticas das disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como de material auxiliar para os estágios supervisionados do Curso de  Licenciatura em Ciências Biológicas.

No acervo didático da exposição permanente, a fauna do Cerrado é representada por mamíferos, répteis e aves taxidermizados, tais como jaguatirica, lobo-guará, lontra, quatis, tatus, serpentes, tucanos e corujas, dispostos em vitrines, além de uma grande coleção de invertebrados. No MBC estão expostas sementes de sucupira, guatambu, mutamba, buriti e de várias outras espécies, representando a flora dessa região do país. As trilhas temáticas levam o visitante a observar alguns aspectos ambientais do parque, como vegetação característica, cursos d’água e serrapilheira, com orientação em um único sentido, por meio de placas informativas sobre a vegetação.













 

Sobre o parque

Dentro do Parque Municipal Victorio Siquierolli existe o  Museu de Biodiversidade do Cerrado. Que poucas pessoas conhecem como ele surgiu,a sua história.





Localização



Está localizado na Zona Norte de Uberlândia, onde se encontram legítimos exemplos da vegetação do cerrado, com suas árvores de folhas coreáceas, troncos retorcidos e cascudos, flores muitos coloridas e frutos agrestes, um espaço com brinquedos pra crianças, museu de biodiversidade do cerrado. Numa área total de 232.300 metros quadrados, o Parque fica entre os bairros Jardim América, Residencial Gramado, N.S.das Graças e Cruzeiro, na Zona Norte da cidade.

História



Parque Municipal Victorio Siquierolli

Surgiu a partir da doação das terras, onde antigamente era conhecido como "Chacára Metálica". Seu proprietário era Victório Siquieroli, descendente de italianos. 
Nascido em agosto de 1910 na cidade de Conquista, foi para Uberlândia aos 12 anos de idade após perder os pais. Morava com seu irmão mais velho. Começou a trabalhar aos 14 anos de idade para suprir suas necessidades. 
Na área onde atualmente reside o parque municipal, existia a fábrica de Victório, onde se fabricavam facões, foices, etc.
 Em 1996, sua querida esposa Anália Resende Siquieroli incentivou Victório a  doar as terras para a construção de um parque, objetivando a preservação. Faleceu aos 93 anos.